Seja bem-vindo!

HOME »

NOTÍCIAS »

Concurso Caixa 2014: confira dicas de Legislação Específica e Conhecimentos Bancários

NOTÍCIAS

Concurso Caixa 2014: confira dicas de Legislação Específica e Conhecimentos Bancários

03/12/2013

xxxO edital do novo concurso da Caixa Econômica Federal (CEF) está previsto para sair no início de 2014. A seleção será para o cargo de técnico bancário, que exige nível médio de escolaridade. O concurso vai abrir vagas para o cadastro de reserva de técnico bancário, no qual os aprovados serão chamados conforme a necessidade da instituição dentro da validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período.

 

O professor Carlos Arthur Newlands (FOTO), de Legislação Específica da Caixa e de Conhecimentos Bancários do site Concurso Virtual, deu algumas dicas relativas às suas matérias para os candidatos adiantarem sua preparação.  

 

Segundo ele, em relação à Legislação Específica da Caixa, em especial quanto à legislação dos programas sociais administrados pela Caixa (PIS, FGTS e seguro-desemprego), “o candidato deve focar seu estudo no histórico dos programas (como foram criados, como a Caixa assumiu a sua operação) e quais as situações em que o trabalhador tem direito ao benefício. As hipóteses de saque do FGTS e de percepção do seguro-desemprego são especialmente relevantes. Especificamente em relação ao PIS, alerto para as mudanças ocorridas na Lei Complementar 7/70 com a edição da Constituição de 1988 (por exemplo, o fim da opção de saque do PIS/PASEP por casamento). O candidato deve pesquisar o conteúdo destes tópicos no próprio site da Caixa (www.caixa.gov.br) e solucionar as questões do concurso anterior”.

 

Já sobre o tema Conhecimentos Bancários, Carlos Arthur sugere “os tópicos que os candidatos devem priorizar são a Estrutura do Sistema Financeiro, com destaque para os papéis e atribuições do Banco Central e Conselho Monetário Nacional, COPOM, Mercado de Capitais, Mercado de Câmbio e garantias do SFN. Com relação à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, atenção especial às alterações recentes da Lei 9.613/1998 promovidas pela Lei 12.683/2012 (particularmente a alteração do art. 1º, pois a nova lei admite qualquer infração penal como crime antecedente)”.

 

O professor Carlos Arthur ainda dá outras sugestões “eu oriento aos candidatos que estudem Conhecimentos Bancários com o maior esforço, porque a maioria das pessoas não conhece, já que é uma matéria que só quem é da área bancária tem conhecimento. As outras, como Matemática e Português, as pessoas já estudaram no ensino médio, então Conhecimentos Bancários acaba sendo uma novidade. A melhor maneira de se preparar é fazendo muitos exercícios. A minha sugestão é que o candidato veja os concursos anteriores da Caixa e demais concursos bancários e resolva as provas. É importante prestar atenção e resolver as provas mais recentes (de 2010 pra cá), porque a legislação e as normas bancárias mudam muito; querer praticar resolvendo uma prova de 2007, ou antes, não vai adiantar muito, pois muita coisa mudou de lá pra cá”.

 

A dica final do professor é em relação à definição da Banca Organizadora “Como ainda não sabemos qual será a banca organizadora, não dá pra adiantar como os assuntos podem ser pedidos, porque os estilos das bancas são muito diferentes. Só pra adiantar, a Cesgranrio e a Fundação Carlos Chagas costumam ser mais objetivas e pedir o conceito (Cesgranrio especialmente) ou uma aplicação prática (estilo da FCC), enquanto a Cespe/UnB costuma pedir o detalhe da lei”.

 

Estude para a CAIXA com as videoaulas com o Concurso Virtual

 

LEIA TAMBÉM:

Concurso do RioPrevidência deverá sair ainda em dezembro

TRT da 19ª Região reabre inscrições para Técnico e Analista

Publicado edital com 7825 vagas para o IBGE

TJ-CE: edital deverá sair em fevereiro

PC-SP lança edital com 600 vagas para Oficial Administrativo