Seja bem-vindo!
Notícias
Depoimentos

HOME »

NOTÍCIAS »

Caixa exige Redação para nível médio

NOTÍCIAS

Caixa exige Redação para nível médio

28/02/2012

por Luan Seixas

A Caixa Econômica Federal (CEF) está exigindo pela primeira vez que os candidatos às vagas de Técnico Bancário, carreira administrativa, façam uma Redação de até 30 linhas sobre o tema proposto. Por que dessa mudança? O professor de Redação do Concurso Virtual, Vinicius Carvalho, responde a essa pergunta, e a outras, que ajudarão os concurseiros a conquistarem uma vaga.

 

Professor de Redação do Concurso Virtual, Vinicius Carvalho.

 

Concurso Virtual: Por qual razão você acredita que a Caixa incluiu redação para o cargo de técnico bancário? Quais habilidades podem ser avaliadas por meio de uma prova de redação? Essas habilidades são realmente importantes para o dia-a-dia da carreira de um técnico bancário?

Profº Vinicius Carvalho: Creio que a Caixa esteja seguindo uma tendência crescente no meio dos concursos públicos, que é a cobrança de uma redação. A presença das provas discursivas vem crescendo porque esse tipo de avaliação permite selecionar candidatos não apenas conhecedores de pontos teóricos do edital, mas capazes de estabelecer relações lógicas entre ideias, redigir e ler com competência. Na medida em que se precisa de servidores públicos cada vez mais eficientes, reflexivos e proativos, a prova de redação vem ganhando um espaço crescente nos concursos.

 

Concurso Virtual: O que costuma ser avaliado em uma prova de redação em concursos públicos para carreiras de nível médio?

Profº Vinicius Carvalho: Na prova de redação para qualquer nível, há basicamente duas linhas de força na avaliação: aspectos estruturais, relacionados à gramática da oração, da frase e do texto; e aspectos de conteúdo, voltados para a argumentação, a coerência e a unidade lógica do texto.

 

Concurso Virtual: O que o candidato deve evitar fazer nesse tipo de prova?

Profº Vinicius Carvalho: Em provas de redação para concursos, o mais frequente é que se peça do candidato um texto dissertativo-argumentativo. Nesse sentido, é importante que cada parágrafo de desenvolvimento contribua como justificativa à defesa do ponto de vista do candidato. Um erro frequente é a redação de parágrafos que apenas "falam sobre o tema" proposto, sem necessariamente servirem como provas, evidências ou justificativas para o ponto de vista do autor.

 

Concurso Virtual: Como o candidato pode se preparar para a prova? Há algum exercício ou técnica que você possa sugerir?

Profº Vinicius Carvalho: A melhor forma de se preparar para uma prova de redação é ler bastante, especialmente temas relacionados ao concurso. Além disso, é fundamental, na hora da prova, fazer um planejamento do texto, pensando, antes de escrever, sobre qual será a tese defendida, quantos parágrafos serão feitos, qual é a ideia principal de cada um deles etc.